A Equipe Titãs da Robótica, formada por estudantes e professores orientadores do Campus Colatina, mais uma vez se destaca na Competição Brasileira de Robótica (CBR). O evento aconteceu do dia 10 a 14 de novembro e todas as disputas foram virtuais. O novo formato foi pensado considerando a evolução da pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil, prezando pela segurança de todos os participantes.
As competições apresentam vários desafios para os estudantes envolvendo a programação de robôs autônomos, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a pesquisa na área de Robótica Autônoma Inteligente na América Latina.
Das 11 categorias disponíveis, a equipe colatinense teve conquistas nas duas em que participou:
Primeiro lugar na categoria Futebol 2D: programação de jogadores de futebol virtuais que competem contra outro time em uma partida em duas dimensões. Esta é a quarta vez que a equipe consegue a conquista, tornando o Campus Colatina a instituição com a equipe com mais títulos na América Latina nesta categoria.
Estudantes:
– Douglas Allan Braga;
– Gustavo Linhaus Fernandes;
– Jean Pandolfi;
– Lucas Boeloni.
Professor orientador: Giovany Frossard Teixeira.
Segundo lugar na categoria Sek: consiste na montagem e programação de robôs autônomos usando kits educacionais aprovados para a competição. A classificação foi conquistada, também, em 2016, tornando a equipe bicampeã na categoria.
Estudantes:
– Alisson Luiz de Sousa Vighini;
– Arthur Neitzel;
– Héricles Fernandes.
Professor orientador: Igor Carlos Pulini.
A equipe conta com o patrocínio das empresas Basis Tecnologia da Informação S.A., Imagination Media LLC, Vixteam Consultoria & Sistemas e Frigorífico FRISA que contribuíram com o pagamento da inscrição e, nos anos anteriores, da hospedagem, transporte e compra de materiais e equipamentos para o desenvolvimento dos robôs.
(Com informações de cbrobotica.org)