Nos dias 30 e 31 de outubro o Pedagogo do projeto Oficinas 4.0, Ítalo Severo Sans Inglez, realizou uma visita ao campus Porto Grande, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), para conhecer o projeto que está sendo coordenado pela Professora Alyne Cristina Lima.
O projeto intitulado Construção do Aplicativo para Irrigação de Mudas Frutíferas na Amazônia, tem como objetivo otimizar, automatizar e facilitar o manejo do produtor rural em relação ao seu cultivo. Por esse aplicativo, o produtor rural consegue ter acesso a dados como umidade do solo e a temperatura, conseguindo assim programar a quantidade de água e o tempo de irrigação. Esse aplicativo da a possibilidade da utilização de Bluetooth ou Wifi, onde o produtor pode comandar o sistema de irrigação de onde estiver.
No primeiro dia da visita, os alunos que fazem parte do grupo Agrotech se apresentaram, mostrando os projetos no qual fazem parte, incluindo o ligado ao Oficinas 4.0. Após isso, ocorreu uma conversa sobre o Oficinas 4.0 e como esse permite que discentes desenvolvam suas habilidades, colocando em prática o que aprendeu no seu curso de formação, seja técnico, graduação ou nos cursos oferecidos pelo TIIMI. Em seguida, houve a apresentação do campus com a ida nas localidades onde estão os cultivos de plantas e os animais. Lá foi demonstrado o protótipo do aplicativo e o sistema de irrigação desenvolvido.
Já no segundo dia ocorreu a visita aos produtores rurais parceiros do projeto na comunidade agrícola de Matapi. Nesse momento foi possível ver as instalações do sistema de irrigação e os preparativos para a utilização do aplicativo para o controle da irrigação. Nessas propriedades há presença de culturas diversas como o açaí branco, o açaí preto, laranja, limão, cacau e café. Também houve uma conversa com a Professora Alyne com sugestões para um possível novo edital do Oficinas 4.0.