No dia 21 de setembro o Pedagogo do projeto Oficinas 4.0, Ítalo Severo Sans Inglez, realizou uma visita ao campus Nilópolis, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), para conhecer o projeto que está sendo coordenado pelo Professor Genildo Nonato.
O projeto intitulado Smart Horta – A horta também é inteligente, tem o intuito de colaborar com pequenos agricultores urbanos, automatizando e colaborando com a irrigação e o cultivo de plantas. Ao automatizar a irrigação, o produtor não terá mais a necessidade de realizar essa ação manualmente, evitando assim falhas tanto na periodicidade quanto no volume de água utilizado no plantio e na criação de mudas. Esse projeto possui parcerias com uma horta coletiva denominada Nossa Horta Comunitária das Vargens e com dois Centros Integrados de Escola Pública (Ciep), o Armindo Marcílio Doutel de Andrade e o Francisco Cavalcante Pontes de Miranda. De acordo com o Professor Genildo, novas demandas de parceria estão aparecendo.
Durante a visita, foi apresentado o laboratório no qual o projeto é desenvolvido, além do espaço onde fica o equipamento em desenvolvimento. Além disso foi realizado uma apresentação por parte da equipe sobre todo o andamento do projeto, mostrando em que etapa esse se encontra, as oficinas de formação realizadas com as escolas municipais conforme previsto em edital, além do funcionamento do protótipo. Após esse momento, ocorreu um bate-papo sobre o Oficinas 4.0 e como esse permite que discentes desenvolvam suas habilidades, colocando em prática o que aprendeu no seu curso de formação, seja técnico, graduação ou nos cursos oferecidos pelo TIIMI. Além disso houve alguns apontamentos como sugestões para um possível novo edital e também para o andamento e realização dos cursos oferecidos pelo Oficinas 4.0.