De 21 a 23 de novembro de 2022 o professor do IFES Campus Serra e pedagogo do projeto Oficinas de Educação 4.0 da Setec/MEC., Wagner Scopel Falcão, visitou o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa. A visita teve como objetivo a acompanhar as atividades desenvolvidas pelos projetos aprovados através do edital de Oficinas 4.0 do ano 2022.
O IFPB desenvolve dois projetos de Oficinas 4.0. O primeiro projeto é intitulado “Biomineralização da natureza à aplicação” e tem por objetivo avaliar a aplicação de sistemas autónomos em processos naturais realizados por microrganismos para geração de produtos com aplicação na construção civil na comunidade de marisqueiras do bairro Renascer, localizado no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Esse projeto é coordenado pela professora de Biologia Ruth Amanda Estupinan Tristancho.
O segundo projeto se chama “Tecnologias sociais na base de economia circular – Uma alternativa sustentável na cadeia produtiva do marisco no estuário do rio Paraíba – PB” e é liderado pelo professor de Biologia Mauricio Camargo Zorro. O projeto tem como objetivo propor tecnologias de caráter social para resolver gargalos identificados na cadeia produtiva do marisco nas comunidades extrativistas do estuário do rio Paraíba – PB.
Os dois projetos vêm sendo desenvolvidos no laboratório maker recentemente criado e coordenado pelos professores Mauricio e Ruth e intitulado FabLab- Inventura. A visita foi realizada durante a XVII SECT – Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB Campus João Pessoa, com o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O evento contou com uma programação amplamente diversificada e que incluíram palestras, oficinas, mostras, competições e apresentações de diferentes áreas: humanidades, ciências, arte, cultura e tecnologia.
O grupo do FabLab-Inventura ministrou três oficinas com a participação de docentes e discentes, sendo:
No dia 23/11, durante a apresentação de trabalhos acadêmicos da XVII SECT, o professor Mauricio Camargo ministrou a palestra “Tecnologias sociais na base de economia circular – Uma alternativa sustentável na cadeia produtiva do marisco no estuário do rio Paraíba”, e o discentes bolsista Ronaldo Urquiza Herculano Filho, apresentou seu trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Sensoriamento de horta aeropônica em torre”.
Durante o evento os professores Maurício e Ruth também promoveram a visita de estudantes de duas escolas municipais do bairro Renascer, do município de Cabedelo; local que vem sendo atendido pelos projetos do Oficinas 4.0.
No dia 22 o IFPB recebeu estudantes de Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professora Maria José Veríssimo de Andrade. Durante a visita, as crianças conheceram as dependências do IFPB, visitaram as exposições e ainda participaram da competição de Robótica no ginásio do Campus.
Já no dia 23 foi a vez de estudantes finalistas do Ensino Fundamental da Escola Municipal Plácido de Almeida, também do Municipio de Cabedelo, visitarem o IFPB e conhecerem a biblioteca e laboratórios do Campus, dentre eles o FabLab – Inventura, além de participarem das outras atividades do evento.
Confira abaixo mais fotos do evento XVII SECT: