Do dia 26 ao dia 29 de agosto de 2024 o pedagogo do Oficinas 4.0, Wagner Scopel, realizou uma visita aos campi Patos e João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
No dia 26 fomos ao campus Patos para uma reunião com os estudantes do projeto MD Tech Learning Fusion, que foi desenvolvido na edição 2023 do Oficinas, coordenado pelo professor Filipe Lucena Medeiros de Andrade, e que tinha como objetivo formar professores da rede básica para o uso das ferramentas da Indústria 4.0 no ensino, como, por exemplo, a máquina CNC.
Os estudantes apresentaram o projeto, os desafios encontrados, bem como os desdobramentos em suas formações acadêmicas e profissionais. O professor Filipe e alguns estudantes da equipe viajaram para a China no mês de maio de 2024, pois o projeto participou da etapa final da Huawei ICT Competition 2023-2024, e venceu na Trilha Innovation.
O momento também foi oportuno para que o pedagogo apresentasse aos estudantes o que é o Oficinas 4.0 a nível de Brasil.
A visita continuou nos dias 28 e 29 de agosto, em João Pessoa. No dia 28 fomos recebidos pelo professor Valdecir Teófilo Moreno e parte da equipe do Sinergia – Parque Científico e Tecnológico do IFPB. Tivemos uma reunião em que o pedagogo apresentou o Oficinas 4.0 aos gestores presentes e eles apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Parque e no Polo de Inovação do IFPB.
No dia 29 a visita ocorreu no campus João Pessoa. O campus recebeu projetos do Oficinas nos anos de 2022 e 2023, coordenados pelos professores Mauricio Camargo Zorro e Ruth Amanda Estupinan Tristancho. Apesar de para 2024 não termos tido um edital do Oficinas, os professores continuaram desenvolvendo seus trabalhos com os estudantes do LABFAB, onde o Oficinas foi desenvolvido.
Os projetos desenvolvidos têm um forte vínculo social com a comunidade Renascer, localizada no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na ocasião, tivemos um encontro no FABLAB com os professores e estudantes. Os estudantes apresentaram os projetos: o primeiro desenvolveu uma máquina que auxiliou na peneira dos mariscos na comunidade e também na transformação dos resíduos de mariscos no rio Paraíba em tijolos. O segundo projeto focou na hidroponia, com um experimento no terraço do prédio do FABLAB.
No mesmo dia tivemos uma reunião com o professor Neilor Cesar dos Santos, diretor-geral do Campus João Pessoa, e com o professor Ricardo José Ferreira, diretor de ensino do Campus João Pessoa. Na reunião pudemos tratar sobre o Oficinas 4.0 e sobre os trabalhos que os professores Maurício e Ruth vêm desenvolvendo no Campus.