No dia 21 de novembro de 2022, o Pedagogo do Ifes Campus Vitória e do projeto Oficinas 4.0 da Setec/Mec, Ítalo Severo Sans Inglez, visitou o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Mossoró. Esse momento possibilitou a observação do andamento dos projetos contemplados no edital do Oficinas 4.0 deste ano.
O Pedagogo Ítalo foi recebido pelo Diretor Geral do campus, Professor Hélio Pinheiro, e pelos coordenadores dos projetos. Após esse momento, houve o contato com os discentes participantes dos projetos e a visita aos laboratórios.
O campus Mossoró possui dois projetos relacionados ao edital 67/2021 (Chamada pública de projetos para apoio à implementação das oficinas 4.0), sendo um na área de Informática e outro na área de Mecânica.
O projeto na área de Informática é intitulado de Desenvolvimento e implantação de uma plataforma de monitoramento de reservatórios de água por meio de dispositivos móveis, e coordenado pelo professor Clayton Maciel Costa e pelo professor Marinaldo Pinheiro de Souza Neto. Como o próprio nome já diz, esse projeto se refere a elaboração de um equipamento que tem a utilidade de monitorar o nível/volume de água de reservatórios. A leitura do nível/volume é possível devido a um sensor ultrassônico instalado nesses reservatórios de residências e/ou condomínios, onde esses dados coletados serão enviados em tempo real a um programa instalado em um computador ou celular do usuário.
Esse equipamento está sendo desenvolvido em parceria com uma construtora local, e terá uma grande utilidade tendo em vista que o município apresenta problemas relacionado a falta d’água, e isso facilitará o controle do nível dos reservatórios, evitando desperdício com possíveis transbordamentos e alertando quando o nível estiver baixo. Além disso, esse equipamento visa apresentar um menor custo de produção e, consequentemente, um menor preço para a empresa que for adquiri-lo, principalmente se comparado a equipamentos similares já presentes no mercado. Durante esse momento, foi demonstrado pelos professores e discentes o funcionamento e a eficácia desse equipamento.
O projeto na área de Mecânica é coordenado pelo professor Felipe Bento de Albuquerque e Isac Barbosa de Almeida. Denominado de Desenvolvimento e implantação de programas CNC (Comando Numérico Computadorizado) otimizados nas linhas de produção da indústria metalmecânica em Mossoró/RN, esse projeto visa dinamizar, por meio do Comando Numérico Computadorizado (CNC), as linhas de produção da indústria metalmecânica. É realizado em parceria com a Engepetrol LTDA, e oferece suporte a essa empresa em relação ao treinamento de seus colaboradores, promovendo a otimização no manuseio de equipamentos como o centro de usinagem e o torno CNC e, com isso, colaborando para o aumentando da produtividade.
Após a apresentação de cada projeto e dos respectivos laboratórios, foram realizadas rodas de conversa com os discentes participantes, onde nesse momento foi demonstrado por eles uma grande satisfação em fazer parte do Oficinas 4.0. Nesses momentos houve relatos de que devido a trabalhar a teoria junto a prática, a discente encontrou sentido no seu curso (técnico em mecânica), e isso a fez mudar de ideia em relação a escolha de seu curso superior, no qual antes seria Direito, mudando para Engenharia Mecânica. Também foi dito que esse projeto deu a oportunidade de colocar na prática o que foi aprendido na teoria, já que devido a pandemia, não houve essa possibilidade. Já os professores destacaram a importância desses projetos para mostrar o potencial existente nos IF’s em contribuir com a comunidade e com empresas locais, além de colocar os discentes em contato com o meio produtivo.