Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, o Pedagogo do Ifes Campus Vitória e do projeto Oficinas 4.0 da Setec/Mec, Ítalo Severo Sans Inglez, visitou o Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Aracati, Maracanaú e Fortaleza. Essas visitas proporcionaram o acompanhamento do progresso dos projetos contemplados no edital do Oficinas 4.0 deste ano.
No primeiro dia no estado do Ceará, a visita foi realizada no Campus Aracati. Esse campus fica na cidade de mesmo nome, e é conhecida por abrigar a famosa praia de Canoa Quebrada. Durante essa visita, o Pedagogo Ítalo foi recebido pelo Diretor Geral do campus e coordenador do projeto, Professor Mário Wedney Moreira e pelos discentes participantes do projeto. No primeiro momento foi apresentado a estrutura do campus, incluindo o laboratório maker utilizado para o desenvolvimento do projeto.
O Campus Aracati possui um projeto voltado para área do turismo, no qual o seu objetivo é confeccionar, por meio de impressoras 3D, placas com a linguagem em Braile que permitam que uma pessoa deficiente visual consiga identificar a paisagem do local. Essas placas são produzidas com filamentos resistentes ao calor, e foi uma alternativa as placas convencionais que são produzidas com um material que esquenta conforme a temperatura ambiente, e podendo assim queimar a mão de seu usuário. Nessas placas também haverá um QR code onde o indivíduo terá acesso a um vídeo com áudio e legenda, possibilitando que, tanto um deficiente visual quanto um deficiente auditivo, possam ter acesso às informações do local. A intenção é que essas placas fiquem em pontos turísticos, janelas de hotéis, onde um deficiente visual terá a oportunidade de fazer a leitura dessas paisagens. Além dessas placas, maquetes em alto relevo também serão confeccionados por essas impressoras 3D, dando a oportunidade desse público específico sentir o formato de alguns pontos turísticos.
O projeto conta com estudantes da área da Informática, Hotelaria, Eventos e Guia de Turismo, onde esses relataram a importância do projeto para a contribuição em sua formação. Segundo eles, o desenvolvimento desse projeto está possibilitando a junção da teoria com a prática, além de estimulá-los para a resolução de problemas relacionados ao projeto e aos seus cursos. Em depoimento, o Professor Mário Wedney Moreira disse que projetos como esse ajudam a divulgar o IF, e o resultado disso foi um aumento expressivo no número de inscrições para o processo seletivo de entrada no campus. Outra contribuição dessa iniciativa é que são pouquíssimos os guias turísticos que tem capacitação para conduzir pessoas com deficiência visual e auditiva, e com isso, esse projeto das placas com dizeres em braile, vídeos contidos nessas placas e as imagens em alto relevo visa aumentar a acessibilidade em um dos locais mais visitados do estado do Ceará e do Brasil.
No segundo dia foram visitados os campi de Maracanaú e Fortaleza. Pela manhã a visita foi no Campus Maracanaú, onde o Pedagogo Ítalo foi recebido pelo Professor Fábio Timbó Brito e pelo Professor Elder dos Santos Teixeira, no qual foi apresentado a estrutura dos espaços Maker onde os projetos são realizados.
O primeiro projeto apresentado tem o título de Sistema de monitoramento e controle industrial baseado em IoT para Indústria 4.0 com foco no gerenciamento da produção e gestão de ativos. Esse projeto é coordenado pelo Professor Fábio e constitui em uma rede de dispositivos conectados capazes de comandar processos utilizando a tecnologia IoT. Durante a visita, foi demostrado um sistema que está presente em boa parte do campus, no qual esse, por meio de um aplicativo de celular, permite que o usuário consiga realizar comandos como ligar, desligar e regular temperatura de ar condicionado, programando também o horário dessas ações, ligar, desligar e programar horários para essas ações em impressoras 3D, além destravar fechaduras eletrônicas em portas de laboratórios e do gabinete da Direção Geral. Um outro objetivo desse projeto é promover a confecção desses sistemas com um custo mais acessível a comunidade, no qual os equipamentos atualmente disponíveis no mercado são bastante caros.
Por meio do projeto Oficinas 4.0, e utilizando o espaço maker, muitos outros projetos são desenvolvidos pela equipe, em diversas áreas, como por exemplo na robótica e na impressão 3D.
Como forma de interação entre o IFCE – Campus Maracanaú e as escolas públicas da região, os bolsistas desse projeto promoveram diversas oficinas para os discentes dessas escolas, como a de impressão 3D, robótica, introdução a Arduino com TinkerCad, desenvolvimento de aplicativo, prototipagem com EasyEDA e Eletricidade básica. De acordo com o professor Fábio, esses cursos oferecidos as escolas possibilitaram um contato dos discentes com essas novas tecnologias e tendencias relacionadas ao mercado de trabalho, além de colaborado na divulgação do Instituto e, consequentemente, no aumento do número de inscrições no processo seletivo para ingresso de discentes no campus.
Ao final, foi realizado uma roda de conversa com a equipe do projeto. Os discentes participantes relataram que esse projeto colaborou para que tivessem um apreço e uma identificação maior pela sua área de estudo, no qual esse contato com a prática possibilitou uma maior motivação. Alguns deles chegaram a desanimar de seus cursos, pois, devido a pandemia, não tiveram a parte prática adequada. Porém, ao serem selecionados para participar do projeto, e com isso ter esse contato direto com a prática, foram motivados a continuar, inclusive, optando pelo curso superior na mesma área do curso técnico. O envolvimento foi tanto, que nem no período de férias escolares eles deixaram de ir ao espaço maker.
O segundo projeto intitulado de Desenvolvimento de robô móvel e sistema de visão artificial para mapeamento de ambientes é coordenado pelo Professor Elder. Durante a visita, a equipe do projeto mostrou o robô sendo utilizado, além de explicar a sua importante utilidade na área do ensino. Esse robô ajudará professores a trabalhar com conceitos de Física como óptica, conceito de laser, velocidade, distância e tempo, calculando a velocidade média, cinemática, além de robótica. Visto que os robôs educacionais disponíveis no mercado são muito caros, é também objetivo desse projeto os produzir com um menor custo, facilitando assim o acesso a escolas públicas.
Na roda de conversa realizada com a equipe ao final da demonstração do projeto, os discentes relataram que gostaram muito das oficinas, onde puderam aprender diversos conceitos novos, aprimorando mais ainda a sua formação. Também relataram que esse projeto colabora para que possam utilizar todos os seus conhecimentos adquiridos durante o curso.
No período da tarde a visita foi no Campus Fortaleza, onde há quatro projetos. Os Professores responsáveis por esses projetos são Lorena Braga Moura, Rejane Cavalcante Sá Rodrigues, Jorge Luiz Wattes Oliveira Junior e Tiago dos Santos Façanha.
Inicialmente, os professores fizeram um relato de como estava sendo o andamento dos projetos. Em seguida, foi mostrado o laboratório onde os projetos são desenvolvidos. O primeiro projeto apresentado foi o da Professora Rejane, intitulado de Sistema para monitoramento da saúde do boi. Esse projeto visa produzir um equipamento que possibilita identificar os locais onde o gado passou dentro do pasto, inclusive mantendo o histórico dessa movimentação. Esse equipamento será colocado na orelha do animal, sendo mais leve do que os equipamentos disponíveis no mercado e mais barato para se produzir. Os dados coletados ficarão na nuvem e o usuário terá acesso em tempo real aos dados pelo sistema ou pelo aplicativo. O equipamento terá uma placa fotovoltaica, e será carregado por meio de energia solar. Os discentes da equipe do projeto foram selecionados para apresentar esse protótipo no congresso de ciências e tecnologia que ocorreu em Brasília.
O segundo projeto apresentado foi o Sistema de classificação de produção agrícola, coordenado pelo professor Tiago. O seu objetivo é desenvolver um equipamento capaz de identificar e classificar frutas. O intuito é fazer uma seleção de forma mais eficaz e automática, detectando a qualidade do fruto e calculando o seu tamanho, o peso, a densidade e o volume. Para detectar fazer esse cálculo, será utilizado uma câmera, que calibrada para evitar distorções de imagem, irá identificar o fruto e, com isso, possibilitar o programa fazer os cálculos para classifica-los. Após essa identificação, será possível uma separação também automática desses frutos. Esse projeto tem uma parceria com a empresa Itaueira Agropecuária S.A.
Em seguida, o projeto apresentado foi o Sistema IoT de monitoramento de chuveiro elétrico, orientado pelo professor Jorge Luíz. Esse projeto tem como o objetivo produzir um equipamento capaz de detectar o consumo de chuveiro, mostrando para o usuário quando foi o maior índice de consumo e, consequentemente, de gasto de energia, tudo isso controlado por meio de um aplicativo. Como o laboratório apresenta a estrutura relacionado a suporte e ao chuveiro, os testes serão feitos dentro dele, e posteriormente, quando não estiver em uma época de alta temporada no turismo, será testado no hotel parceiro do projeto. O sistema será conectado pela internet, e assim coletará as informações para depois mandar para o banco de dados. O sistema possibilita o usuário a ter acesso ao consumo de energia de todos os chuveiros que possuem o protótipo, pegando a visão parcial ou geral dos dados. Caso o sinal de wifi caia, o equipamento tem a capacidade de guardar os dados e, após a recuperação do sinal, enviar ao banco de dados. O intuito da equipe é ter um produto para o mercado, tendo demanda devido ao número de hotéis presentes na região do Ceará.
O quarto e último projeto apresentado é coordenado pela professora Lorena e é intitulado de Manufatura Aditiva aplicada à manutenção de máquinas e equipamentos. Esse projeto tem o intuito de produzir peças nas impressoras 3D, diminuindo assim os custos dessas peças e atendendo a diversas demandas internas e externas ao Campus Fortaleza. Foi produzido um adaptador de roda para um carro elétrico que está sendo desenvolvido dentro do campus, no qual a peça foi testada e validada, mostrando eficiência ao resistir ao uso desse carro.
Durante a roda de conversa realizada com a equipe do projeto, foi relatado por um dos discentes que a oficina despertou um interesse que ele não tinha na área, além de promover o espírito de empreendedorismo. Além disso, o projeto Oficinas possibilitou a interação de diversas áreas, onde há uma comunicação entre elétrica, mecânica, automação, colaborando até nas disciplinas realizadas em seus cursos de formação.
Ao final da visita ao Campus Fortaleza, foi feita uma nova reunião com os professores para passar mais alguns detalhes e as impressões sobre o desenvolvimento dos projetos.